Crianças e Adolescentes

texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto

Quando é a melhor hora para começar um tratamento ortodôntico?





Um ortodontista pode melhorar um sorriso em qualquer idade, porém começar o tratamento o mais cedo possível assegura melhores resultados, menos tempo e despesas. A Associação Americana de Ortodontia recomenda que a primeira avaliação ortodôntica deve ocorrer ao primeiro sinal de algum problema ortodôntico ou não mais do que 7 anos. Nessa idade, talvez o tratamento ortodôntico não seja necessário, mas um exame preventivo pode ser feito, evitando problemas futuros.



Quais são os benefícios de uma avaliação ortodôntica cedo?




Uma avaliação cedo oferece detecção do problema em tempo e uma melhor oportunidade para um efetivo tratamento. Uma intervenção precoce correta guia o crescimento e desenvolvimento, prevenindo sérios problemas mais tarde. Quando a intervenção ortodôntica não é necessária, o ortodontista pode cuidadosamente monitorar o crescimento e desenvolvimento, e começar o tratamento no momento ideal.



Porque a idade de 7 anos é considerada a melhor idade para começar a visitar o ortodontista?





Com 7 anos de idade, geralmente o 1 molar permanente já erupcionou e estabeleceu a mordida posterior. Neste momento, o ortodontista pode avaliar a relação dos dentes ântero-posterior e lateralmente. Por exemplo, a presença de erupção dos incisivos pode indicar possível mordida aberta, mordida profunda, apinhamento ou sorriso gengival. O quanto antes for a primeira visita, aumenta as chances para um incrível sorriso.



Quais as vantagens de um tratamento interceptativo?




    Alguns dos principais resultados diretos do tratamento interceptativo são:

  • - Criar espaço para dentes irrompidos e apinhados;
  • - Criar simetria facial através da influência do crescimento dos maxilares;
  • - Reduzir risco de trauma pela protusão dos dentes anteriores;
  • - Preservar espaço para dentes não erupcionados;
  • - Reduzir a necessidade de extrações futuras;
  • - Reduzir o tempo de tratamento com aparelho.


Você é um candidato ao tratamento ortodôntico?




O tratamento ortodôntico não é meramente para melhorar a estética do sorriso, a terapia ortodôntica melhora as mordidas erradas (maloclusão). Essa maloclusão ocorre como resultado do posicionamento dos dentes ou por desalinhamento da mandíbula afetando o seu sorriso, a sua fala, mastigação e higienização dos dentes.



Porque as maloclusões devem ser tratadas?




De acordo com estudos da Associação Americana de Ortodontia, uma maloclusão não tratada pode resultar em uma variedade de problemas. Dentes apinhados (tortos) não permitem que o fio dental seja passado, dificultando a higienização dos dentes, o que contribui para acúmulo de placa bacteriana e problemas gengivais. Dentes protrusos (pra frente) são mais susceptíveis a acidentes. Mordidas cruzadas podem resultar em um crescimento desfavorável da face. Mordida aberta pode resultar em interposição lingual e deficiências na fala. Ultimamente, a ortodontia faz mais do que sorrisos bonitos – ela cria saúde para você.